domingo, 26 de abril de 2009

Primeira Lição - Respeite seus Limites

Respeite os seus limites, mas tente todos os dias expandi-los.

Esta lição fundamental da filosofia do jiu-jitsu eu aprendi na prática.

Sedentário desde muitos anos e com excesso de peso (98 kg para 1,73m de altura), não tive paciência para esperar a perda de algum peso com exercícios que me propiciassem um mínimo de condicionamento físico. Resultado: óbvia lesão no joelho.

Um mês de cuidados e antecipei minha volta antes de ter certeza de que já estava bem. Já tinha perdido algum peso com dieta, mas não o suficiente. Novo resultado: sem agilidade e cheio de ansiedade me expus desnecessariamente e colaborei com um pequeno acidente que deixou uma costela fraturada.

Mais consciente, fiquei 3 meses sem praticar exercícios, mantendo o peso com dieta. Fiz então outros 3 meses só de musculação leve. Até que finalmente pude retornar. Agora a musculatura está melhor condicionada, embora longe do ideal; o condicionamento (o "gás") melhor preparado para as aulas.

Decerto que ainda sinto um pouco certos exercícios quando exigem de grupos musculares que habitualmente não exercito. Mas nada que me incapacite ao treinamento.

Tento a cada aula fazer um pouco mais e um pouco melhor, porém sem me exceder. Fico constrangido por diminuir o ritmo quando os colegas (jovens e atléticos) prosseguem. Mas cada um tem seu caminho nesta arte. E este é o meu.

Como diz meu proessor: "Vai devagar, com calma".

Primeiro Post

Nunca é tarde demais para se começar algo que lhe traz prazer e bem-estar.  Como um blog, que registra experiências com uma nova arte: - o Jiu-Jitsu.

Bem diferente dos dojos este novo meio.

Mas, quem tem medo de aprender algo novo e começar em um novo mundo?