domingo, 3 de maio de 2009

Caramba, meu corpo não responde.

É muito comum que nesse começo de nossa prática não consigamos realizar as posições. E os motivos e reclamações são vários. Eis alguns que tanto eu quanto outros colegas de faixa relacionamos:

  • "eu penso no movimento mas o corpo responde devagar";
  • "minha perna simplesmente não vai";
  • "meu quadril não desgruda do chão";
  • "eu vejo a posição que o professor mostra mas assim que vou praticá-la esqueço tudo";
  • "é detalhe demais, fico até tonto".

É isso aí mesmo (e talvez algo mais). Mas, o que está acontecendo? 

Eu não tenho respostas minhas, mas colecionei alguns conselhos dados por colegas de prática ou oferecidos por alguns graduados e outros "feras". Tanto na internet quanto na academia onde pratico.

1. No começo é assim mesmo, a falta de preparo corporal para aqueles exercícios específicos faz com que o corpo pareça não responder. Exige-se uma elasticidade, explosão e movimentação que o não praticante não está acostumado.

Tenha paciência que a prática rotineira irá condicionar o corpo. Se necessário, peça ao professor alguns exercícios de aquecimento e treino específicos e pratique-os um pouco antes e um pouco depois da aula. Talvez até em casa mesmo.

2. Dê enfase em aprender  os exercícios mais simples, menos complexos, com menos detalhes. Serão mais facilmente memorizados, trabalharão melhor o seu corpo e lentamente te darão consciência corporal. E, ainda, te levarão a compreender melhor a essência que fundamenta a técnica do jiu-jitsu.

3. Se está confuso, peça ao professor para explicar de novo ou melhor. Se são muitos movimentos para aprender em uma só aula, converse com o professor e pergunte sobre a possibilidade de você aprender menos movimentos, mas aprendendo melhor aqueles que lhe forem passados. 

Com o tempo de prática  você perceberá melhor os detalhes e assimilará mais rapidamente.

4. Observe o seu corpo e tente identificar aqueles movimentos e posições que são mais adequados ao seu tipo corporal. Poucos atletas fazem tudo com igual perfeição. Estude e peça ajuda ao professor para identificar o que é mais adequado para você. 

Tente fazer todos os movimentos, porém se dedique um pouco mais àqueles que se adaptam melhor ao seu tipo. Com o tempo, inclusive aqueles outros você conseguirá realizar cada vez melhor.

5. Seja humilde. Pergunte ao seu professor, peça ajuda aos graduados e troque idéias inclusive com os "brancas" que ralam contigo. 

Aprende-se melhor quando se tem humildade para admitir que não se sabe. 

Lembre-se: somente com paciência e trabalho duro você se tornará uma fera nos tatames.

Para ajudar, veja este vídeo da "fera" André Galvão (a arte é suave mas o trabalho é duro) - clique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário