quinta-feira, 22 de julho de 2010

Conselhos de Mestre

Yamashita Yoshiaki
19º aluno de Jigoro Kano
O Primeiro Faixa Preta 10ª Dan de Judô Kodokan 
Finalizando post de 25.06.2010.



6. Não escolha seus oponentes (quer dizer, não diga que você gosta ou não gosta de praticar com certas pessoas). Todos têm sua própria especialidade. Você deve tentar aprender as especialidades deles.

7. Nunca negligencie o aperfeiçoamento dos detalhes.   Praticar sem o esforço de se aperfeiçoar resultará em um progresso lento. Sempre reexamine seus hábitos, assim como os do seu oponente, enquanto se aperfeiçoa.


8. Nas práticas, ponha seu coração e sua alma naquilo que estiver fazendo. Isto vai interferir com seu progresso nas práticas se treinar sem este espírito.

9. Nunca esqueça o que o seu  professou ou outro praticante mais graduado ensinam a você. Durante a prática você fará grande progresso se tiver em mente o que eles disseram a você.

10. Tente praticar tanto quanto possível. Treinar com “meio” empenho resultará em grave atraso em seu progresso.

11. Observe e estude as técnicas tanto quanto possível quando estiver tentando se aperfeiçoar e desenvolver. A técnica e a mente são como a palma e as costas da m ão de alguém, mostrando como estão ligadas entre si.

12. Evite comer ou beber em excesso. Lembre que isto pode interromper sua prática do judô.

13. Sempre tente pensar em se aperfeiçoar e  nunca pense que você já é muito bom. Este erro é muito fácil de se cometer enquanto se aprende o judô.

14. Não existe um fim no aprendizado do judô.
   

Um comentário: