domingo, 4 de julho de 2010

Um Brado em Favor do Judô

Postado no Mural de Recados do Judo Informe nesta data:

Não é de hoje e nem exclusividade do judô a cartolagem que submete o esporte à vontade, capricho e interesses de meia dúzia. Mas apesar disto o judô e outros esportes sobrevivem pelo entusiasmo e dedicação dos verdadeiros esportistas, aqueles que tenham ou não em foco as grandes competições acreditam que a prática rotineira enseja saúde e forma o caráter. Tanto de crianças quanto adultos. 

Para ser judoca, e aqui restrinjo o tema, não se precisa necessariamente estar nas Olimpíadas ou nas competições oficiais. Houve um tempo que os shiais e torneios internos; os festivais de confraternização entre escolas ou simples encontros amistosos garantiam o que de melhor podemos haver de tais eventos; integração, entusiasmo, troca de experiências e colaboração com o propósito de todos, qual seja, o crescimento do judô. 

Há muito não se vê o JU presente por estas bandas. Já não se vê em todo lugar o DO de nossa arte, mas tão somente mais uma prática ocidentalizada e divorciada dos objetivos do fundador. O DO mais parece JUTSU, sem qualquer JU

Jita Kyoei? Nem perto, já que contar medalhas se tornou mais importante que formar indivíduos. 

Seiryoku Zenyo? Passa bem longe da quantidade de energia que se despende no debate quase inócuo contra as articulações individualistas. 

Precisamos que os grandes (e verdadeiros) Judokas saiam de sua letargia e levantem a voz em favor de nossa arte. Enquanto aguardamos, nossas mãos não ficam paradas sobre os teclados, mas  suam nos kumi- kata de cada dia, por entre tatames e judogis, nos dojos de todos os tamanhos, em todas as grandes e pequenas cidades de nosso país... Nós mantemos a arte viva e fiel  às suas raízes. 

Ouvi certa vez que não são os maus que existem em maioria, porém os bons é que são tímidos. Que se ergam as vozes, pois, e se encham de destemor os que ainda guardam a alma fiel aos própositos do Judô. Não em favor de nossos gostos e inclinações, mas em prol das gerações que aqui se encontram, antes que se percam. 

Jita Kyoei. 
REI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário